NOTÍCIAS     Nutrição Animal

A IMPORTÂNCIA DO SORGO NA ALIMENTAÇÃO DAS PORCAS

DANIEL RAYEL CONSULTOR TÉCNICO DA APCS|CSP FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SORGO NA ALIMENTAÇÃO DAS PORCAS

“O sorgo é um ótimo substituto do milho como fonte de energia. Devemos reparar algumas características positivas e negativas dele. Ele possui proteínas mais altas, assim como o teor de fibras, que é importante no caso porcas. Já as energias e gorduras são um pouco menores em relação ao milho.

O mais comum é o sorgo vem mais seco da roça, o que facilita bastante no armazenamento. Mas não devemos esquecer de passar o sorgo na pré limpeza, pois ele vem com bastante flor e impurezas. Isso vai ajudar a diminuição de fungos e micotoxinas.

Devemos prestar bastante atenção na granulometria, porque o sorgo é um grão muito pequeno e passa com facilidade pelas peneiras. E a  granulometria deve sempre obedecer uma curva normal e o mais concentrada possível. O grão grande vai diminuir a eficiência na digestão e os pequenos podem causar gastrite e até levar a uma úlcera.


A palatabilidade também deve ser levada em conta. Na gestão não é um grande problema, mas a troca de ração do milho para o sorgo pode
causar estranheza na porca, diminuindo-se o consumo durante alguns dias. Isto pode fazer com que os leitões nasçam um pouco menores,  principalmente no final da gestação.


Na lactação, como o consumo das porcas deve ser o máximo possível, deve-se olhar atentamente ao uso do sorgo nessa fase. Se a porca tiver
um bom consumo, não há contra indicações nutricionais para o uso.

O sorgo é um ótimo grão, que pode ser usado como alternativa, por ser um grão mais barato comparado com o milho, sendo uma boa alternativa na nutrição das porcas, tento em vista que os ajustes nutricionais para inclusões são pequenos.

Deixe seu comentário