NOTÍCIAS     Nutrição Animal

Conceitos Básicos no Controle de qualidade em uma Fábrica de Ração

O que é o controle de qualidade e para que serve?

São processos operacionais e administrativos bem descritos que tem como finalidade manter a qualidade do produto final sempre visando a segurança do trabalhador e do alimento.

O controle de qualidade começa bem antes da compra do produto, com a determinação dos parâmetros nutricionais, físicos e químicos de aceitação de cada ingrediente, o qual serão comparados ao produto que for comprado.

Depois do nutricionista responsável determinar os ingredientes e seus níveis nutricionais esperados, o setor de compra tem a importante missão de comprar os ingredientes da melhor forma possível visando, qualidade, idoneidade, responsabilidade e preço.

Na qualidade devemos observar se o produto que compramos está com os índices esperados dentro dos padrões estabelecidos e sem impurezas indesejáveis; na questão da idoneidade, devemos escolher empresas com boa reputação de fornecimento de produtos de qualidade, assim como na responsabilidade de não ofertar mais do que é possível entregar e sem atraso nas datas de entregas combinadas e por fim, deve sempre oferecer um preço justo que viabilizar a inclusão do produto nas fórmulas.

O setor de recebimento de produtos, deve possuir toda a documentação da compra para conferência, assim como deve exigir do fornecedor os laudos de análise do fabricante para comparação com futuras análises próprias. Também deve registrar o recebimento do produto com o máximo de detalhes possíveis, como nome do fabricante, nome do vendedor, lote de origem, nome comercial do produto, data de entrega, data de vencimento, etc., para que se tenha rastreabilidade total.

É muito importante que o setor de recebimento faça coletas de amostra de todos os produtos recebidos, vinculando a documentação visando se manter a rastreabilidade. A amostra também vai servir para o comprador fazer análises e verificar se os produtos estão dentro das especificações exigidas pelo nutricionista e informadas pelo fabricante!

Todos os processos devem ser mantidos em arquivo para que se tenha dados para fazer a seleção dos futuros fornecedores de acordo com um rigoroso processo estipulado pela empresa onde devem conter parâmetros como, qualidade, atraso nas entregas, produtos vencidos, qualidade de embalagem, etc.

Já dentro da produção, a Fábrica de Ração deve seguir a risca os POPs de operação, formulações, pesagens, flushings e carregamento para que não haja divergências das determinações dos POPs.

Tendo em uma Fábrica de Ração um controle de qualidade bem delineado e rígido, dificilmente haverão problemas de risco a saúde dos colaboradores, animais e consumidores.

Deixe seu comentário